Um equipamento para medição de espessura é de grande utilidade em muitos setores industriais diferentes, como na indústria automobilística, aeronautica, ferramental, normalmente nas mais variadas áreas.

A pintura de um automóvel, além de precisar ser decorativa, precisa ser controlada com um equipamento para medição de espessura, para que não seja espessa demais, mas ao mesmo tempo não pode ser demasiado fina. Os discos de freio, quando novos, são protegidos contra oxidação (ferrugem) por uma camada de verniz transparente, pois nenhum cliente gostaria de comprar um carro novo com os discos dos freios totalmente enferrujados.

O equipamento para medição de espessura serve para medir a espessura deste verniz, que é um ponto extremamente delicado e precisa ser controlada e documentada.

Pois um excesso de espessura pode se tornar um risco de segurança e uma dôr de cabeça enorme, já que este verniz tem que ser eliminado totalmente nas primeiras freadas leves do veículo. O equipamento para medição de espessura é útil caso a camada for muito espessa, o freio pode não conseguir segurar o veículo causando um acidente com consequências trágicas. No setor de aviação a espessura da pintura é importante pelo simples motivo de que cada quilo de tinta a mais aplicado no avião aumenta o peso total da aeronave e diminui a capacidade de carga. Um equipamento para medição de espessura significa uma grande conquista pois ao longo da vida útil de uma aeronave comercial este peso excessivo pode significar muitas toneladas de carga a menos, tornando-o um fator de alto custo, não somente considerando o combustível.

O equipamento para medição de espessura é utilizado em:

Linha na produção de baterias para automóveis elétricos ou híbridos, aonde se utilizava divisórias de finas lâminas de plástico entre as células individuais, até que se descubriu que um verniz pode ter a mesma função, oferecendo outras vantagens importantes.

Porém, a espessura deste verniz precisa ser muito bem controlada e documentada, para que qualquer problema com o isolamento não tenha um efeito devastador para o fabricante, pois este tipo de defeito, quando não for identificado tende a causar um incêndio, ou até uma explosão. Outro exemplo para uso de um equipamento para medição de espessura seriam parafusos ou outros itens na indústria petrolífera ou off shore, aonde existe ambiente de insalubridade.

Parafusos ou outros dispositivos utilizados nestes ambientes precisam de uma camada de proteção contra ácidos e contra este ambiente agressivo e esta proteção precisa de um controle através de um equipamento para medição de espessura e de uma documentação para evitar quaisquer problema de responsabilidade do fabricante.

Para saber mais sobre Equipamento para medição de espessura

Ligue para 11 3500-4411 ou clique aqui e entre em contato por email.

Principais cidades e regiões do Brasil onde a groupwork atende Equipamento para medição de espessura: